terça-feira, 23 de julho de 2013

Fontes alternativas de energia, possíveis soluções para o gasto demasiado de energia elétrica.

 Grande parte da energia elétrica que utilizamos no nosso dia-a-dia, é proveniente do petróleo, carvão mineral, gás natural e urânio, que além de serem fontes energéticas não-renováveis, isto é, esgotáveis, causam sérios impactos ambientais à natureza, resultando na sua devastação e contribuindo para o agravamento de problemas ambientais, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozôniopor exemplo
 Enquanto a energia resultante de fontes renováveis é utilizada em apenas 8,5% do mundo, os combustíveis fósseis  representam cerca de 85% da matriz energética utilizada no planeta.
 A humanidade apresenta um grande desafio à sua frente, a busca por fontes alternativas de energia limpa e renovável, que substituam a energia obtida a partir dos combustíveis fósseis que tanto poluem o meio ambiente e que não durarão para sempre. 

 No planeta já existem mais de 7 bilhões de pessoas, tamanha explosão demográfica implica em maior demanda pelo consumo de energia. Em decorrência desse aumento surge a necessidade por mais energia elétrica, o que resulta na necessidade de se construir mais usinas de energia. 
 O homem desde tempos remotos foi se aperfeiçoando tecnologicamente, o que contribuiu para que nos dias atuais, fosse possível a utilização dos recursos naturais oferecidos pela natureza, como a luz solar (energia solar),  o vento (energia eólica), o calor no interior da terra (energia geotérmica) como fontes de energia limpas e renováveis , que surgem em meio a um cenário pessimista sobre o bem estar do nosso planeta.
  Petróleo, o combustível que move 
                      o mundo
 Óleo mineral resultante da mistura de hidrocarbonetos de coloração escura que se encontram no interior da  Terra. O petróleo se formar a partir da decomposição da matéria orgânica no subsolo terrestre ou marítimo. Quando o petróleo é extraído  do subsolo, ele é levado para as refinarias de petróleo onde é separado dos seus subproduto, são eles: querosene, óleo diesel, parafina, gasolina, que aumentam ainda mais o valor desse líquido cada vez mais precioso no mercado econômico. Logo não é difícil sabe por que vários territórios entram em constantes guerras, pelo domínio dessa verdadeira mina de ouro chamada petróleo.
  O petróleo  é  uma fonte energética não renovável e umas das que mais gera poluição quanto à sua utilização. Como fonte na geração de energia é utilizada  em 40% do mundo. No Brasil são consumidos diariamente 85 barris de petróleo por dia.
 Mossoró, cidade localizado no Rio grande do norte, é a maior produtora de petróleo em terra do Brasil. O Brasil é o nono maior produtor de petróleo e o sexto maior consumido  de petróleo do mundo.
                         
 Acidentes envolvendo derramamento de petróleo são comuns, sobretudo em alto mar.  impactando negativamente o ecossistema aquático. Sejam por meio da poluição do ar ou através da poluição das águas, esse líquido interferem no ciclo de diversas espécies marinhas, que acabam morrendo por contra da grande quantidade de óleo que fica acumulado nas águas.
         Gás natural, menos poluente que o petróleo e o carvão mineral
  O gás natural é a fonte energética utilizada em mais de 25% do mundo. É resultado da união de vários  hidrocarboneto, (como átomos de carbono e hidrogênio que se unem em uma ligação química  dando origem ao gás natural), é  constituído pelo gás metano, cerca de 70% e nitrogênio, além de oxigênio e enxofre em menor proporção. Sendo formado quando materiais orgânicos acumulados em rochas durante milhares de anos entram em estado de decomposição. 
 O gás natural pode ser encontrado no subsolo junto ao petróleo, pois o processo de formação do petróleo e o gás natural é  basicamente o  mesmo.

O gás natural é muito utilizado como fonte de energia nas indústrias, em veículos e em residências. O GNV  (gás natural veicular) tem sido  bastante usado como combustível para veículos, mais até que a gasolina e o álcool por ser mais barato.
 Uma das grandes vantagens da utilização do gás natural como fonte energética é que ele é menos poluente que o petróleo e o carvão mineral e suas jazidas pode durá até 60 anos.
          O Carvão mineral é um dos             combustíveis  mais poluentes                                mundo
  O carvão mineral  é  uma rocha combustível de cor preta ou marrom, que se forma a partir da fossilização de materiais orgânicos como a madeira .
 É o combustível fóssil  mais abundante, existente na superfície terrestre. Pode ser encontrado em jazidas localizadas no interior de superfície terrestre e retirado dessas jazidas pelo sistema de mineração.
 Começou a ser usado em larga escala na época da revolução industrial, quando era utilizado na geração de energia para movimentar locomotivas à vapor.
 As reservas de carvão mineral podem durar 2 séculos. As  maiores reservas de carvão mineral do Brasil estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná , São paulo e Rio grande do sul. 
 A grande desvantagem em relação a utilização do carvão mineral , é que seu uso gera grandes índices de carbono, o que torna o carvão mineral um dos combustíveis fósseis mais poluentes existente no mundo. 
                              Biocombustíveis 
  É um material biológico, que quando em combustão gera energia para realizar trabalhos. São fontes renováveis de energia, cujos os níveis de poluição são inferiores se comparados  aos de outros combustíveis fósseis, porém ainda sim são poluidores, causado impactos ambientais.   
 Os biocombustíveis são produzido a partir de vegetais como o milho, mamona, girassol, cana-de-açúcar, soja, da matéria agrícola e orgânica pelo aproveitamento da biomassa.
 O Brasil possui muitas terras cultiváveis para plantação de milho, soja, entre outros vegetai , permitindo assim a produção em grande escala dos biocombustíveis, uma das grandes desvantagens da produção dos biocombustíveis é que os produtores agrícolas tem deixado de produzir alimentos de consumo humano para produzir os vegetais que dão origem aos biocombustíveis.
 Dentre os principais biocombustíveis podemos destacar: o bioetanol, o biodiesel , o biogás e a biomassa. 
 Os biocombustíveis apresentam grande utilidade em nossas vidas, pois podem ser utilizados como combustíveis para carros, caminhões e tratores.
  Cientistas desenvolvem o combustível verde 
 ´´Os cientistas estão desenvolvendo sistemas que permitam obter óleos vegetais de diferentes espécies de algas marinhas, para a produção de biocombustíveis a partir dessas algas. Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas nesse campo, para que seja possível produzir diversos combustíveis de origem biológica ou biocombustíveis a partir desses óleos vegetais . Como alternativa aos cada vez mais escassos hidrocarbonetos de origem animal.``( site yahoo - sistema de notícias )
Conheça os  tipos de biocombustíveis    
Biomassa 
 É formada por substâncias de origem orgânica. Fonte de energia limpa, ao contrário do carvão mineral e petróleo é uma fonte energética renovável, que gera baixos índices de poluição e que existe em abundância. Os Produtos derivados da biomassa são a lenha, biogás, bioetanol, óleo vegetal e biodiesel. A geração de energia através da biomassa contribui para a diminuição do efeito estufa e aquecimento global.
                        Biogás
                                      
  O biogás é um biocombustível, ou seja, uma mistura de vários gases. É constituído principalmente de gás metano e se forma a partir da decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários.
 O biogás pode se utilizado na geração de energia elétrica, combustível para veículos e gás de uso doméstico.
                                       Biodiesel   
Éter metilíco, o biodiesel pode ser fabricado a partir da soja, algodão, mamona, girassol, etc. É utilizado como combustível para motores  à diesel, liberando no ar baixos índices de gases poluentes.
                  Álcool                          
  O álcool pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar, beterraba, milho e do eucalipto. A utilização do álcool, como fonte de energia é mais frequente em motores de veículos. Como combustível de veículos o álcool , apresenta grande vantagem de ser menos poluente que a gasolina. 
                   Fontes energéticas                            limpas  e   renováveis   
                    Energia solar 
  É a energia proveniente do sol , obtida a  partir de qualquer tipo de energia luminosa. É a fonte de energia que apresenta inúmeras vantagens quanto a sua utilização, pois é uma fonte energética totalmente limpa e renovável, uma vez que existe em abundância em nosso planeta e sua utilização não causa qualquer tipo de poluição ao meio ambiente, embora não exista energia 100% limpa e sem custos ambientais.
 Entretanto uma notícia desanimadora refere-se ao fato de que a sua utilização no mundo é bastante pequena, por que os custos que envolvem sua confecção e construção ainda não são viáveis, assim os benefícios ainda não superam os custos, fazendo com que sua a utilização em grande escala fique adiada para as próximas décadas.
  Para obtenção de energia a partir do sol, é necessário que a radiação solar seja captada por grandes painéis de células fotovoltaícas, onde a radiação ao atingir as células  é convertida em calor, gerando assim  eletricidade.
  A energia solar é utilizada principalmente em regiões secas e ensolaradas, áreas que apresentam grande potencial de geração de energia a partir do sol, como Israel, país no qual 70 % das casas possuem coletores de energia solar, em função das altas temperaturas.
                                  Energia eólica 
É a energia obtida a partir do vento. Assim como a energia solar é uma fonte energética inesgotável e não gera poluição. No Brasil existem 10 usinas eólicas em funcionamento. Para obtenção de energia, grandes hélices de até 10 metros de altura com pás rotores são instaladas em áreas abertas, onde os ventos são regulares, e é o movimento dessas grandes pás rotores que converte o vento em energia, sem que aja qualquer tipo de degradação do ambiente.
 Embora seja uma fonte limpa de energia  e renovável, os cultos também são muito altos o que contribui para que seja um tipo de energia pouco utilizada, porém a medida que  essa energia se difundir pelo mundo, ela se tornaria mais viável.
 O maior centro de energia  eólica do Brasil, é o parque de Osório, no Rio grande do sul.
                Energia geotérmica 
 O calor existente no interior da superfície terrestre também é uma fonte de energia. Esse calor é transformado em eletricidade nas usinas geotérmicas. A grande vantagem da utilização do calor no interior da terra na geração de energia é que gera pequenos índices de poluição, além de se uma fonte de energia limpa.
Alexsandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário