O Brasil passou por um momento histórico no mês de junho. As Manifestações que ocorreram em São Paulo, pela redução da tarifa dos ônibus, foram apenas o estopim para uma série de protestos populares que viriam toma contar do país. Reivindicações de diversos setores da sociedade, que permaneciam adormecidas ganharam destaque.
Milhares de pessoas finalmente acordaram para a realidade e saíram às ruas, munidas de ideais contrários à política conservadora e corrupta dos nossos governantes, para reivindicar os seus direitos básicos, em inúmeras manifestações que aconteceram em diferentes cidades do país. Educação padrão FIFA, saúde de qualidade, não a PEC 37, além de diversas outras reivindicações, estavam presentes em centenas de cartazes, que representaram sobretudo o descontentamento da população quanto a verdadeira realidade vivida pelo nosso povo.
Depois de uma onda gigantesca de protestos, que abalou as três esferas do poder, a dúvida é o que vai mudar na política brasileira daqui para frente. Embora o Brasil seja a oitava maior economia, no que diz respeito às áreas fundamentais à sociedade como saúde, educação e qualidade de vida, observa-se investimento incontundentes, o que revela o descontentamento geral. Somada a esse histórico, esta o baixo crescimento do país, o que denota uma política fracassada de crescimento econômico e social. Logo não é difícil saber as razões para a eclosão de tamanho descontentamento popular.
Protestos como esses que vem ocorrendo, já fazem parte da história brasileira. Portanto, comparações com a ´´As diretas já`` são inevitáveis, no entanto decorridas décadas, pela primeira vez na nossa história vimos uma manifestação espontânea, apartidária e sem lideranças, que por meio das redes sociais reuniu verdadeiras massas populares capazes de derrubar qualquer ditador. O que mostra que o cidadão vai lutar pelos seus direitos presentes na constituição que deveriam lhes ser garantidos pelo estado. O que coloca contra a parede políticos que tem suas regalias pagas pelo suor do trabalhador.
As eleições se aproximam e consequentemente muitos políticos terão que ser aposentar, por que as pessoas estão se dando conta do poder do seu voto. As manifestações foram muito bonitas, os discursos foram emocionantes, só que não podemos esquecer que o verdadeiro protesto contra os corruptos acontecerá nas urnas eleitorais. Por conseguinte, não adianta protestar agora e anos mais tarde eleger os mesmos facínoras que nada fazem em pô da população. As mudanças acontecerão quando a sociedade eleger pessoas do seu próprio âmbito que as representem e lutem pelos seus anseios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário