sábado, 21 de dezembro de 2013

Lixo: um problema crônico nas grandes cidades

 O consumo desenfreado tem provocado um problema crônico nas grades cidades, o aumento da produção de resíduos urbanos. Em decorrência, tudo aquilo que fica obsoleto é considerado lixo. Logo, esbarra-se na questão de como dar destino correto aos dejetos, que muitas vezes são despezados em aterros sanitários e lixões a céu aberto, sem o menor cuidado, além disso a sua incineração contribui na degradação da qualidade do ar-atmosférico.
  O mercado capitalista difunde entre a sociedade a ideia de que o estado de bem-estar pessoal pode ser alcançado mediante a aquisição de mercadorias. Diariamente as pessoas são bombadeadas por anúncios que reinteram que para se sentir feliz tem que se adquirir produtos pré-determinados pela moda do momento, objetos esses que amis tarde serão descartados e substítuidos por outros iguais, porém mais modernos, aumentando assim a produção de lixo.
  Mas o que não se sabe é que as toneladas de lixo geradas diariamente pelas grandes metrópoles são armazenadas de forma incorreta em lixões a céu aberto, aumentando o número de casos de leptospirose em localidades próximas, já o armazenamento em aterros sanitários pode causar a poluição de aquíferos, diminuindo ainda mais a quatidade de água potável própria para o consumo, sem mencionar que, quando incinerados, esses objetos geram gases poluentes.
  Assim, o consumismo é um dos grandes responsáveis pelo cda vez maior acúmulo de resíduos, que ocasionam inúmeras consequências. Por isso, antes de se adquirir qualquer produto, deve-se pensar se precisa-se dele, para assim diminuir o volume de lixo. Programas que visem à coleta seletiva e reaproveitamento dos resíduos através da reciclagem seriam uma maneira de gerar postos de trabalho. Além disso, deve-se reaproveitar o gás metano produzido nos lixões para a obtenção de energia e deve-se ter em mente que o lixo é um problema coletivo.
                                Importância da reciclagem
Por Alexsandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário