Derretimento das geleiras no Ártico
Dentre as várias consequências provenientes do aumento da temperatura média no planeta, podemos destacar o derretimento das geleiras e calotas polares localizadas no hemisfério norte, Ártico, o que contribuirá posteriormente para a elevação do nível de mares e oceanos, causando a inundação de diversas áreas localizadas nas proximidades litorâneas e causará a extinção em massa de inúmeras espécies de ursos polares que estão perdendo seu habitat natural.
Destruição da camada de ozônio
O gás ozônio encontrado na atmosfera forma uma camada denominada camada de ozônio, que nos protege contra a intensa radiação solar. A camada de ozônio nas últimas décadas tem sido intensamente destruída pela emissão dos gases metano e dióxido de carbono que destroem as moléculas que formam essa camada e o resultado de tudo isso que o calor do sol fica aprisionado no nosso planeta aumentando ainda mais a temperatura no globo.
Queimadas florestais ilegais
As árvores como já foi dito anteriormente, exercem um grande papel no equilíbrio ecológico do planeta, atuando na absorção de grande parte de todo o gás carbônico que é diariamente liberado à atmosfera. As queimadas ilegais estão levando ao desaparecimento de inúmeras florestas espalhadas por todo o planeta, sem as árvores a quantidade de Co2 presente na atmosfera será enorme agravando ainda mais as mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta.
Quem vai aguentar o calor ?
A cada dia, mês, ano que se passa a temperatura média no planeta aumenta cada vez mais, graças a ação cada vez maior do homem na natureza que tem se esforçado em destruir e modificar a paisagem natural do planeta. Hoje a temperatura média no planeta gira em torno de aproximadamente 14,5 graus e até 2100 , na pior nas hipóteses a temperatura média chegará em 19 graus, isso é claro se o planeta chegar até lá. A humanidade caminha em meio a um cenário crítico, anunciando um tempo de desvatação para as décadas seguintes. A pergunta que intriga à todos é se as tendencias se confirmarem que aguentará tamanho calor ?
Água, um bem natural cada vez mais escasso no planeta.
Menos de 3% de toda a água existente no planeta é água doce própria para o consumo, e grande parte desse percentual de água distribuída pelo planeta encontra-se em áreas de difícil acesso à população. Em países como o Brasil a situação é ainda mais crítica. Grande parte do nordeste brasileiro enfrenta uma das piores secas dos últimos 35 anos. Milhares de pessoas estão a meses sem água e aonde a água chega não dá para abastecer as cisternas de centenas de famílias que vivem nessa situação.
Os prejuízos devido aos efeitos do calor já são enormes plantações inteiras foram destruídas e centenas de cabeças de gado morreram. A esperança que move todos essas pessoas é que a chuva não vai demorar a chegar.
E sim só quando a última árvore for derrubada, quando a última gota do último rio secar o homem irá descobrir da pior forma que o dinheiro não se come e quando esse dia chegar já será tarde demais. Por isso faça a sua parte antes que sejam tarde demais, pois juntos construiremos um mundo melhor para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário