quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sustentabilidade


  Como viver de forma sustentável sem    agredir o meio ambiente :
-  Economizar água .
  Diariamente nos deparamos com notícias sobre a pior  seca dos últimos  37 anos que se instalou sobre o nordeste  e que castiga inúmeras regiões nordestinas, noticias como essa nos fazer perceber como a água tem se tornado cada vez mais escassa  e de difícil acesso principalmente a população pobre . Economizar água não é apenas uma formar de economizar dinheiro , mas sim uma forma de diminuir os efeitos causados pela escassez desse bem cada vez mais precioso ``.  São ações simples de todo nós que permitiram que esse bem fundamental não se torne um líquido escasso , são elas :
  -reduza o tempo do banho , um banho de 5 minutos gasta 60 litros de água  ,  quando estiver se ensaboando desligue o chuveiro , aproveito a hora do banho para fazer xixi , aproveite a água das chuvas para molhar as plantas , não lave sua calçada com mangueira utilize baldes com água , assim você gera uma grande economia de água que no final do mês se refletirá em sua conta d´água , que tende a ficar mais barata . 
                       - Economizar luz 
  Somente a partir do momento em que houve uma queda gradativa no consumo de energia elétrica a demanda pela construção de novas usinas de energia tende a diminuir na mesma proporção .
 O crescimento populacional nas últimas acarretou uma demanda maior de energia elétrica já que no mundo existe mais de 8 bilhões de pessoas . Como consequência da construção dessas novas usinas  podemos destacar : o alagamento de gigantescas regiões , além da derrubada de várias árvores para abrir caminho para as novas usinas de energia que contribuíram com a destruição do nosso planeta , lançado resíduos nocivos a natureza . Você economizar energia elétrica utilizando lâmpadas florescentes ao invés das tradicionais lâmpadas incandescentes que são constituídas de materias como o Mércurio e metais pesados que poluem o solo . Por um lados as lâmpadas florescentes são mais caras que as lâmpadas comuns mais por outro lado consomem 80% menos energia que as lâmpadas tradicionais tornando se viáveis economicamente.
     - Utilizer o transporte coletivo ou a bicicleta 

  Opeter pela utilização do  transporte coletivo, deixando sempre que possível seu carro na garagem. Os veículos são responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes que tanto contribuem para o agravamento do aquecimento global e efeito estufa e ainda agrem prejudicando a qualidade do ar que respiramo. Utilize também a bicicleta para passear e fazer pequenos trajetos, assim sem a utilização do automóveis, além de ser mante  saudável fazendo exercícios você contribui não poluindo o meio ambiente e não contribuindo para o congestionamento no trânsito das grandes metrópoles.  
             - Utilizer menos papel 
 Utilize papel somente para o que for necessário, evitando assim o gasto desnecessário. Sempre dê preferência a utilização de papel reciclado. Quanto menos papel for usado menor será o número de árvores desmatadas. As árvores são muito importantes já que retiram grande parte do CO2 da atmosfera.
             - Recicle seu lixo 

A sociedade consumista  brasileira é responsável pela produção de toneladas de lixo diariamente. Umas das soluções para esse problema é a reciclagem ( processo pelo qual determinados objetos como garrafas PTES, vidros, enlatados de metal, caixas de papelão passam por transformações para virarem objetos úteis as nossas vidas  ), esses materiais como papel, plásticos, vidros e metais, quando não tem destino certo demoram anos para se decompor, isto é, sumir. Promova a coleta seletiva. E todos materias recicláveis que você tiver na sua casa dê para cooperativas que trabalham nessa área , assim você contribui aumentando a oferta de emprego aos catadores e dar um destino cetro a materias e demoraria anos para se decompor em lixões.
       - Use sacolas reutilizáveis 

Quando estiver fazendo suas compras utilize  sempre sacolas oxibiodegradáveis que demorão aproximadamente 18 meses para se decompor, ao invés das demais sacolas plásticas que demoram até 400 anos para se decompor .

                               Alexsandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário