O capitalismo é um sistema econômico, surgido na Europa, formado por 2 classes: os capitalistas (empresários) donos dos meios de produção (lojas, shoppings, fábricas, bancos, etc) e o proletariado (trabalhadores) que vende sua força de trabalho em torca de salário.
O capitalismo se fundamenta principalmente na existência de um mercado. Os capitalistas são proprietários dos meios de produção e os trabalhadores assalariados desprovidos de qualquer meio de sobrevivência e capacitação profissional acabam tendo que vendem a sua força de trabalho aos empresários.
O motor básico do capitalismo é a busca por lucros. |
A mecanização dos meios de produção ocorreu graças a revolução industrial. |
Ao assinar a carteira de trabalho o trabalho vende sua força de trabalho por um período estipulado diariamente, em média 8 horas por dia. O empresário pode usar desse tempo como quiser. Muitas vezes os trabalhadores em 5 horas conseguem gerar o seu salário e o restante do tempo é gerado o lucro do capitalista.
Durante décadas existiu entre essas duas classes uma luta, onde de um lado os empresários buscavam lucros cada vez maiores diminuindo os salários dos trabalhadores e o do outro lado proletariado luta por maiores salários melhores condições de trabalho.
A CLT representa os direitos dos trabalhadores. |
Consequentemente a capitalismo gera enriquecimento de um um grupo sem a possibilidade do outro grupo crescer, aumentando ainda mais a desigualdade social existente no país. O que foi proposto por muitos sociólogos como uma forma de minimizar essa situação é a adoção do Socialismo, modelo econômico em que a receita gerada pela produção de bens seria dividida igualmente entre todos, ou seja, a indústria seria administrada coletivamente.
Alexsandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário