sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Capitalismo, por Alexsandro.

   No século 18, a Europa estava passando por uma modernização nos sistemas de produção. Na segunda metade do século 18, a Inglaterra, foi o berço da revolução industrial que revolucionou o modo de produzir para os padrões daquela época. A revolução foi responsável pelo automatização dos sistemas de produção nas fábricas, tronando a produção mais rápida e barata, começava assim o surgimento de um novo sistema econômico que vigora até hoje.
                            
  O capitalismo é um sistema econômico, surgido na Europa, formado por 2 classes: os capitalistas (empresários) donos dos meios de produção (lojas, shoppings, fábricas, bancos, etc) e o proletariado (trabalhadores) que vende sua força de trabalho em torca de salário.
                               
    O capitalismo se fundamenta principalmente na existência de um mercado. Os capitalistas são proprietários dos meios de produção e os trabalhadores assalariados desprovidos de qualquer meio de sobrevivência e capacitação profissional acabam tendo que vendem a sua força de trabalho aos empresários.
O motor básico do capitalismo é a busca por lucros.
   Os empresários precisam do trabalho dos trabalhadores, por que eles tem consciência que ser as máquinas das fábricas não forem operadas eles deixaram de obter seus vultuosos lucros que alimentam suas riquezas. Os trabalhadores são os verdadeiros responsáveis pela geração das riquezas dos capitalistas.
A mecanização dos meios de produção ocorreu graças a revolução industrial.
       A mecanização transformou o modo de produzir. As máquinas tomaram contra das fábricas realizando o trabalho de dezenas de homens em menor tempo, sem contar que as máquinas não precisam de salários e nem de férias. Por outro lado a mecanização gerou um enorme número de desempregados, já que agora elas realizam a maior parte do trabalho do homem e só precisam ser operadas por eles.
                                  
    Ao assinar a carteira de trabalho o trabalho vende sua força de trabalho por um período estipulado diariamente, em média 8 horas por dia. O empresário pode usar desse tempo como quiser. Muitas vezes os trabalhadores em 5 horas conseguem gerar o seu salário e o restante do tempo é gerado o lucro do capitalista.
                               
    Durante décadas existiu entre essas duas classes uma luta, onde de um lado os empresários buscavam lucros cada vez maiores diminuindo os salários dos trabalhadores e o do outro lado proletariado luta por maiores salários melhores condições de trabalho.
A CLT representa os direitos dos trabalhadores.
      Hoje os trabalhadores contam com sindicatos- grupos que lutam pelos direitos e interesses dos trabalhadores-. Além disso os trabalhadores contam também com a CLT( consolidação das leis trabalhistas ) presente na constituição que determina que os trabalhadores tem direito a férias remuneradas, auxílio doença, licença maternidade para as mulheres e outros direitos básicos.
                                 
   Consequentemente a capitalismo gera enriquecimento de um um grupo sem a possibilidade do outro grupo crescer, aumentando ainda mais a desigualdade social existente no país. O que foi proposto por muitos sociólogos como uma forma de minimizar essa situação é a adoção do Socialismo, modelo econômico em que a receita gerada pela produção de bens seria dividida igualmente entre todos, ou seja, a indústria seria administrada coletivamente.

                 
Alexsandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário