sexta-feira, 1 de março de 2013

O colapso da saúde no Rio de Janeiro, por Alexsandro

                                 
   Em quanto milhares de reais são gasto com os preparativos para a copa do mundo, a rede pública de saúde vive um dos seus priores momentos de crise, por contra da falta de profissionais qualificados e infraestrutura adequada para atender os pacientes que buscam por atendimento.
                                 
  O caos que se instalou na rede pública de saúde é resultado de poucos investimentos que foram feitos nessa área de fundamental importância para todos nós, já que estamos falando da nossa saúde. Temos dinheiro de sobra para reformar e construir mais estádios no país, mas quando o assunto em pauta é saúde o cenário é bem diferente.
Pessoas aguardam horas na fila do hospital para serem atendidas.
                                  
     No Rio de janeiro a busca por um atendimento de urgência pode demorar horas e horas. As filas de pessoas em busca de atendimentos são enormes e desoladoras. Muitos vão para casa sem conseguir sequer um atendimento. Para priorar a situação faltam médicos de várias especializações e os poucos que tem não dão contar de atender o alto contingente de pacientes. Muitas vezes os médicos acabam prestando um atendimento de má qualidade para atender à todos, como se não bastasse faltam equipamentos, medicamentos e infraestrutura necessários para atender com qualidade os pacientes

Pessoas enfrentam fila para tentar marcar consulta na manhã desta segunda-feira
Foto: Márcia Foletto / O Globo
´´O globo`` pessoas aguardam na fila para marca tentar marcar consulta no INTO.
   Recentemente foi noticiado pela mídia local a fila gigantesca que se formou ao redor do INTO (instituto nacional de taumatropia). Pessoas de diferentes cidades do Rio de janeiro tiveram que dormir na fila para ter a chance de conseguir marcar uma consulta para o primeiro semestre desse ano. 500 senhas foram distribuídas não sendo suficientes para atender à todos. Muitas pessoas não conseguiram nem marcar uma consulta. Há pacientes que aguardam anos na fila espera para conseguir uma operação.


Médica denúncia à rede record o caos no Rocha Faria.
                       
 No hospital Rocha Faria em bangu -RJ- a situação é a ainda pior. faltam leitos, ambulâncias, profissionais e até gases e medicamentos   que os pacientes acabam tendo que comprar. Na falta de marcas pessoas ficam espalhadas pelo chão em corredores sujos. Diariamente formam-se ao longo do hospital filas gigantes de pessoas que buscam atendimento no local. 
Faltam infraestrutura em vários hospitais do país.
                       
   No hospital da Posse em Nova Iguaçú as reclamações são inúmeras. Hospital pintado por fora e deteriorado por dentro. Muitos são os casos de pessoas que denunciam a morte de bebês no local por negligências médicas, além disso faltam equipamentos e médicos.
Hospitais superlotados não são novidades no país.

  As Upas (unidades de pronto atendimento) foram criadas para atender casos de menor complexidade desafogando as emergências de hospitais. Seria muito bom se elas funcionassem. As Upas funcionam apenas de fachada, quando  na verdade são locais com fachada pintada , mas que não tem médicos para atender o povo.
Pessoas são jogadas em quartos lotados sem atendimento.
                               
   Para onde vai o dinheiro dos impostos? para a saúde é que não vão. Pessoas morrem em filas surpicando por um misero atendimento, quando pagamos altos impostos para termos atendimento de qualidade, porque ninguém escolhe quando vai ficar doente.  Essa situação caótica não se restringem apenas ao Rio de janeiro. Em  diversas partes do país pessoas esperam horas na fila para conseguir marcar consultas e serem atendidas, o que em um país tão rico como o Brasil não deveria ocorrer.
                           
   Tanto foi falado pelo ex-presidente Lula,que o SUS (sistema único de saúde) é o melhor sistema público de saúde do mundo, mas como pode ser um sistema tão bom assim quando vermos diariamente na televisão denúncias de negligencias no atendimento.

Que país é esse ? É o país que se importar em fazer copa e esquece de melhorar a saúde no Brasil. Dignidade é a palavra que expressão as aspirações do povo brasileiro quanto a questão da saúde.
                             
Alexsandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário