No estado do Pará, região norte, está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, que será a 3 maior usina do mundo. A hidrelétrica começou a ser construída em 2011 e tem previsão de conclusão para janeiro de 2015. A construção da usina divide ambientalistas e especialistas devido aos inúmeros impactos ambientais e socieconômicos que ela causará.
Artistas da Tv se unem para dizer não à usina de belo monte. |
Os aspectos positivos da construção são: geração de eletricidade para 60 milhões de pessoas, a poluição causada pelo funcionamento da usina seria inferior a que é causa pelas usinas termoelétricas, os gastos com a construção de tal usina são pequenos.
Manisfestantes fazem protestos contrários a construção. |
Os índios terão seus territórios invadidos com a construção. |
Investir em energia oriunda de fontes renováveis e limpas é uma das soluções propostas por muitos para minimizar os efeitos causados pelas usinas em funcionamento, mas a energia proveniente dos renováveis chega a ser 9 vezes mais cara que a produzida a partir da água. Sendo assim a utilização dos renováveis como fonte energética ficará para um futuro mia distante.
Manifestações contrárias a construção.
Alexsandro.
Para quem não sabe o Pará está localizado no Norte do Brasil e não no Nordeste como citado no início desse texto.
ResponderExcluirObrigado visitante por ter nós notificado do erro, desculpe, o erro infirmado já foi ratificado.
ExcluirEu sou a favor pois o mundo funciona por te enegia eletrica, e sem ela o mundo para. E nescessaria a usina belo monte.
ExcluirSou totalmente contra a construção da usina de Belo Monte. Deveríamos investir em energia limpa, como a energia eólica e a energia solar, ambas são fonte inesgotável, abastecem locais aonde a rede elétrica comum não chega. Com essa usina o impacto ambiental será devastador, além de prejudicar o meio ambiente, os ribeirinhos e os índios.
ResponderExcluirEu sou a favor da construção, pois além de gerar empregos haverá um beneficio para grande parte da população, com certeza o meio ambiente é algo importante e deve sim ser restituídos os danos causados tanto para os índios quanto para o próprio bioma que sofrerão prejuízos diretamente com uma obra de tamanha escala. O que não pode acontecer é a plena destruição do meio ambiente sem restituição por uma busca econômica desenfreada, pois assim os benefícios de hoje serão a condenação de amanhã.
ResponderExcluir